Uma geração perdida

Com a crise que se alastra pelo mundo desde 2008, muito se fala sobre uma geração de jovens que será perdida. São pessoas que, no ápice da sua juventude, não encontrarão trabalho independentemente de suas qualificações. Uma situação deprimente que foi muito bem exemplificada e explorada pela propaganda da Benetton logo abaixo. 



No Brasil, embora também soframos com os efeitos da crise, o problema de muitos jovens sem emprego é outro. Apesar da escassez de mão de obra qualificada no país, 5,3 milhões de brasileiros entre 18 e 25 anos não estudam e nem procuram trabalho por terem uma qualificação ruim, segundo o estudo “Juventude, desigualdades e o futuro do Rio de Janeiro”, coordenado pelo professor Adalberto Cardoso e divulgado pelo jornal O Globo

Causas bem distintas mas com o mesmo efeito de colocar uma multidão à margem da nossa sociedade de consumo.



Pra celebrar a primavera

 Serpa/Portugal
 
 Fátima/Portugal
 
 Londres/Inglaterra
 
 Londres/Inglaterra
 
Istambul/Turquia

Balanço de uma noite

A Noite Branca, evento realizado pela Fundação Clóvis Salgado, deixou bem claro algumas coisas para mim: primeiro, foi a falta de compromisso e o amadorismo de alguns responsáveis pelas instalações. Em um evento que começou às 18h, as 21h40 havia, pelo menos, duas instalações ainda sendo montadas, sem contar "Área a Construir", é claro.

A segunda, e mais nítida, é a carência de eventos culturais interessantes e realmente populares em Belo Horizonte. A organização esperava 2 mil pessoas, compareceram 10 mil. De diferentes idades e variados estilos. O sucesso de público acabou refletindo em dificuldades para comprar fichas das barracas de alimentação, mas não eclipsou o evento.

A Noite Branca foi muito positiva, democrática e divertida. Revelou algumas instalações e manifestações interessantes como Jardim das Delícias, 50 Ghosts e #parque aberto 24h e outras ingênuas como o # ônibus sem catraca. Sem dúvida, a noite  do dia 14/09 não passou em branco. Foi uma excelente iniciativa que tem tudo para se tornar um evento permanente no calendário da cidade.

Jardim das Deleicias de Ricardo Brasileiro e Josana Matedi