O melhor preço

Buscar o melhor preço na melhor qualidade é um desafio diário de quem faz supermercado. Aliar a localização a esta equação é ainda mais difícil. Para facilitar, o site da Proteste traz o Guia de Preços de Supermercados. É possível pesquisar por cidade, região e também por tipo de mercadoria comprada (alimentos perecíveis, bazar, limpeza etc).

Fica a dica.

Ela é poderosa

Analisar a carreira de Gisele Bündchen é sempre interessante. Ela, como poucas, pode ser chamada de camaleoa. Transita da alta moda para o fast fashion num piscar de olhos. E vende, seja lá o que for. Percebi, mais uma vez, a prova de sua versatilidade ao andar pelo BH Shopping no último fim de semana. De um lado do corredor do mall, Gisele estampa a vitrine da C&A com sua coleção de roupas. E é só virar o rosto para o outro lado do corredor para ver a mesma Gisele como garota-propaganda da Vivara.

 versão pop

versão diva

Filosofia moderna

"Nóis da roça gosta deste tipo de carroça"
Frase básica escrita na traseira de uma Hilux cabine dupla em plena Av. Nossa Senhora do Carmo. Placa de Uberaba: tempos de interior moderno.

Não quero consumir

Se tem uma coisa que é difícil aceitar é ir ao cinema e ainda ver filme ruim. Dia corrido, sem tempo para nada, é um sufoco resolver dedicar duas horinhas para o lazer. E se tem uma coisa que os americanos fazem bem é trailer de filme e, diante disso, nos vimos sentadinhos no cinema para assistir a Professora Sem Classe, com a Cameron Diaz.

Ainda bem que era dia de cinema em promoção, pagamos meia entrada e nem gastamos com a pipoca. Porque consumir coisa ruim ninguém merece.

Respeito ao cliente

Quantas empresas oferecem descontos para novos clientes e não estendem esse benefício para os seus atuais consumidores?

Mas nem todas são assim. Depois de não alcançar as metas de vendas traçadas para o lançamento do jogo Nitendo 3DS, a diretoria da Nitendo reduziu o preço do produto em quase 1/3 (The Wall Street Journal). Um bela redução que deixaria qualquer pessoa com raiva por ter sido um dos primeiros a comprar o produto. Isso, em apenas 6 meses após o lançamento do jogo. Para amenizar a frustração dos consumidores pioneiros, a empresa ofereceu jogos de graça para esses clientes. Claro que essa ação não evitará um certo desgaste com a imagem da empresa mas já é um bom indício de respeito ao consumidor.

Via Júlio César


D. Joaquina do Pompéu

Será inaugurado dia 20 de agosto em Pompéu, terra dos meus antepassados, o Centro de Cultura Dona Joaquina do Pompéu. Cresci ouvindo histórias desta matriarca da família (sou a quinta geração dela) - uma mulher forte e corajosa para seu tempo - uma das mulheres mais ricas e poderosas do século XIX.

Sua história é cercada de contos e causos, como pode ser visto no livro Sinhá Brava (seu apelido carinhoso rs), de Agripa de Vasconcelos. E já não era sem tempo para a cidade adotada por ela prestar-lhe uma homenagem com a abertura de um centro cultural para preservar não só sua história, mas também a de Minas Gerais e do Brasil - pois elas se confundem em alguns pontos.

No site da prefeitura de Pompéu, um pouco da história oficial. Já aqui, a história com um pouco mais de análise. Mas o mais importante, a meu ver, é saber que teve uma mulher, no início do século XIX, posicionando-se com firmeza e autoridade em um mundo machista. E, claro, que ela é minha avó.

PS: No Acervo Público Mineiro, mais informações sobre ela.

Luta inglória

Para minha irmã e minha sobrinha, que adoram estes bichos malucos.







Tem mais aqui.

Vale rezar

O setor de livros religiosos foi o que mais cresceu no último ano, segundo estudo da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas. Enquanto o setor como um todo cresceu 13%, o número de livros religiosos vendidos aumentou cerca de 40% comparando 2010 com 2009. Mérito para Ágape, do padre Marcelo Rossi, que sozinho é responsável por mais de 5 milhões de cópias vendidas.

A pesquisa foi encomendada pelo Sindicato Nacional dos Editores de Livros e pela Câmera Brasileira do Livro. Outra notícia boa da pesquisa é que o preço médio do livro caiu 3,5%. Pouco. Mas já é alguma coisa...

Não li e não posso comentar. Alguém leu?

E viva o supérfluo

Matéria da Folha traz análise interessante: com a crise que assola a Europa, os moradores estão substituindo grandes gastos por pequenas regalias diárias. Os britânicos, por exemplo, passaram a consumir 12% mais chocolate. Já 56% dos italianos diminuiram seus gastos com saídas noturnas, mas - terra da boa mesa e culinária - aumentaram a compra de ingredientes finos para cozinhar em casa.

Vejam trecho interessante da matéria:

Cervejas premium respondem por 31% do mercado britânico total, hoje, ante 24% uma década atrás. As pessoas compensam nos produtos de uso cotidiano o consumo mais luxuoso que tiveram de abandonar. Isso explica a alta nas vendas dos xampus mais caros vendidos pela Unilever. "As mulheres estão indo menos ao cabeleireiro", diz Paul Pohlman, presidente-executivo da Unilever. "Com isso, economizam US$ 80." E uma pequena porção dessa economia permite trocar de xampu e comprar um produto mais caro.
Para fechar, um recado do vice-presidente de tendências mundiais da Nielsen, James Russo: a tendência ao consumo de supérfluos veio para ficar.



Top 10 do retorno financeiro

Vendo a lista dos mais lucrativos filmes do cinema, percebo que não ajudei a incrementar a conta bancária de muitos. Ou seja, da mesma forma que as pessoas se assustam quando conto que não vi A Lagoa Azul, tenho que admitir que também não vi algumas das produções abaixo.

A novidade da semana é que a última parte de Harry Potter alcançou, no último fim de semana, o posto de terceiro filme mais rentável. Mas James Cameron ainda continua imbatível.

Avatar – US$ 2,782.3 bilhões
Titanic – US$ 1,843.2 bilhão
Harry Potter e as Relíquias da Morte - Parte II – US$ 1,133.9 bilhão
O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei – US$ 1,119.1 bilhão
Piratas do Caribe: O Baú da Morte – US$ 1,066.2 bilhão
Toy Story 3 – US$ 1,063.2 bilhão
Transformers: O Lado Oculto da Lua – US$ 1,037.7 bilhão
Piratas do Caribe: Navegando em Águas Misteriosas – US$ 1,037.1 bilhão
Alice no País das Maravilhas – US$ 1,024.3 bilhão
Batman - O Cavaleiro das Trevas – US$ 1,001.9 bilhão



Fonte: UOL

Rompendo limite

Há algum tempo, a arte rompeu as fronteiras da tela e o artista francês Shaka expressa essa ideia literalmente em algumas de suas obras expostas na Galeria 208 de Paris. Um trabalho muito bom em 3 dimensões que vale uma visita. Nem que seja virtualmente.





Via Fubiz

Comércio da insegurança

Nos últimos 3 meses, entraram no meu carro para roubar o estepe, invadiram a casa dos meus pais e levaram quase tudo e entraram no meu prédio para furtar os móveis da recepção. Levando-se em conta que o arrombamento do carro ocorreu em frente ao 12º Batalhão de Infantaria, não entrarei no assunto sobre o aumento da violência em BH mas, sim, no da indústria da segurança.

Depois destes fatos, procurei e encontrei produtos os quais nunca havia sequer notado a existência. Desde protetores contra roubos de estepe (descobri ainda na delegacia fazendo boletim de ocorrência que esse roubo é muito comum) e protetores de bateria (para dificultar o desligamento do alarme de carro), a portas de aço com seis trincos para casa, passando por várias tecnologias de circuito interno de TV. Hoje há uma infinidade de produtos e serviços que prometem amenizar a sensação de insegurança e a retardar a ação de criminosos. 

Apenas retardar, porque, não importava o produto ou serviço oferecido, a frase mais pronuciada era que se um ladrão quiser entrar, ele entra. Nada animador, mas pelo menos as empresas desse setor com as quais tive contato foram honestas. Já é um começo.