Pra começar - e bem - a semana

Já dizia o ditado que quem não gosta de samba bom sujeito não é. Juntando o interesse do brasileiro pelo assunto Carnaval com o desejo embutido das pessoas em reger sua própria bateria (pelo menos, meu desejo rs), o G1 deu um show de informação ao criar um infográfico interativo mostrando como funciona a bateria da Grande Rio.

Além de entender e brincar com os sons no comando de uma bateria, o internauta conhece qual instrumento é qual, o papel do mestre de bateria e como ela se comporta ao longo do desfile.

Acima de tudo, muito, muito bom jornalismo utilizando tudo que a tecnologia oferece.

Pra curtir e brincar, clique aqui.

Pra fechar a semana

"Na realidade, tudo na vida está interrelacionado. Todas as pessoas estão presas em uma teia inescapável de mutualidades, entrelaçadas em um único tecido do destino. O que quer que afete a mim diretamente, afeta a todos indiretamente. Eu não posso ser o que deveria, até que você seja o que deve ser. E você nunca poderá ser o que deve, até que eu seja o que devo ser. Esta é a estrutura interligada da realidade"
Texto do Martin Luther King que abriu a prestação de contas da Natura, publicada ontem no jornal Valor Econômico. Definitivamente, eu gosto desta empresa.

Atchim

Da enxurrada de virais que povoam a rede, acabei de pegar um da Lacoste japonesa bem interessante, que lembra as apresentações do mágico de rua David Blaine para TV.


Mesmo sem entender uma única palavra em japonês, vale a penar ver como o sujeito dá vida a marca Lacoste.
(via Rafael Portugal)

Storytelling

Fazer um bom vídeo institucional é tarefa para poucos: poucas empresas têm coragem de tentar algo diferente e poucas agências estão preparadas para sair do lugar comum. Por isso, descobrir um vídeo como este da Johnnie Walker - que alinha posicionamento da marca, mito da criação, produção bem feita, roteiro impecável etc etc - me fazem muito feliz. Merece um brinde.


E o atendimento?

A internet possibilitou a amplificação das reclamações contra o mal atendimento das empresas. Quanto a isso, não há dúvidas. A cada dia surge um novo post ou texto de algum consumidor insatisfeito sobre o mal atendimento recebido. Até marcas reconhecidas como sinônimo de qualidade sofrem as consequências por ter pisado na bola .

Mas o que está me surpreendendo é investimento (tempo/dinheiro) e a complexidade das reclamações. Já não são apenas simples textos em comunidades no Orkut, mensagens no Twitter ou posts em blogs. Ultimamente, recebi  vídeos e sites e a repercução dessas reclamações já alcança as mídias tradicionais (Veja matéria na Exame).

Nem precisa falar que sairia mais barato para as empresas terem escutado seus consumidores na primeira reclamação.



e o vídeo para reclamar de uma indústria. Muito tempo investido para publicar uma insatisfação.

Tem que saber usar

Esta semana o bicho pegou em Brasília com vários assuntos polêmicos na pauta. Mas o que mais me chamou a atenção foi o caso do twitter do Supremo Tribunal Federal. Uma infeliz terceirizada (segundo o Supremo) publicou no microblog oficial do STF a mensagem: "Ouvi por aí: 'agora que o Ronaldo se aposentou, quando será que o Sarney vai resolver pendurar as chuteiras?". No meio de tantas "twittadas" sérias, sobre decisões da corte suprema, uma piadinha com o presidente do Senado.

Esse é um dos exemplos de mau uso das mídias sociais: quando quem publica se esquece de que está representando alguém maior. Qual é o limite entre meu eu particular e meu eu na sociedade (onde sou a mulher do Eduardo, a assessora de imprensa de x empresas)?

É a dose de bom senso que vale. Tinha um chefe que me disse uma vez: tem hora que a gente não é CPF, mas sim CNPJ. Simples e fantástico para definir o porta-voz de uma empresa.

Voltando ao caso do STF, o Sarney levou na brincadeira (se disse feliz ao ser comparado com Ronaldo) e respondeu também dentro das mídias sociais (postou um vídeo no youtube), e o caso foi gerenciado onde começou - no mundo virtual.

Só faltou alguém responder à pergunta...

Eu consumo livros - e construo igrejas maravilhosas

Sem nunca ter ouvido falar de seu autor, Ken Follett (que acaba de lançar Queda de Gigantes), à primeira vista os dois enormes volumes de Pilares da Terra não me chamaram a atenção quando o Eduardo os ganhou de presente há alguns anos. Não pelo tamanho dos volumes ou pela capa sem graça, mas pelo nome - péssimo, uma coisa meio autoajuda/religioso demais pro meu ver. Busquei o nome em inglês para ver se o tradutor tinha feito alguma besteira e a tradução foi literal...


Passaram-se meses até me aventurar - e essa é a melhor palavra - nesse livro que conta a saga da construção de uma catedral gótica na Inglaterra feudal, misturando batalhas, amor, fé e conspirações enquanto se discute a sucessão de Henrique I no trono. A saga virou uma minissérie de 8 capítulos - que não quero ver, para não perder a magia do impacto do livro que ainda há em mim.

Ao falar desse livro, impossível não me lembrar do A Catedral do Mar, de Ildefonso Falcones, que tem como pano de fundo a construção da Igreja de Santa Maria del Mar, um dos mais belos templos góticos da Idade Média. Ao contrário da catedral imaginária de Pilares da Terra, a igreja de Santa Maria del Mar está linda e aberta ao público no bairro gótico de Barcelona. Lindíssima. Li o livro depois de conhecê-la em 2008 e pude viajar mais ainda na história.

Do passado para o futuro

Querer comer manteiga na torrada ou no pão fresquinho pode virar um momento insano se ela está guardada na geladeira, com a consistência dura. Mas também é um risco se ela estiver fora da geladeira, já que manteiga é o tipo de alimento que precisa de cuidados especiais. Descobri então o Butter Bell, utensílio cujo modelo foi criado na França há alguns séculos e que garante manter a manteiga sã e salva fora da geladeira por até 30 dias, graças a um sistema de fechamento diferenciado. Ele tem duas partes: uma base onde se coloca água e uma tampa em forma de sino (daí o nome) onde se coloca a manteiga. A água teoricamente cria um lacre hermético que mantém o ar longe da manteiga, dispensando a refrigeração.

Se funcionar mesmo, é ou não é um sucesso? O único problema por aqui - de acordo com minhas pesquisas na net - ainda é o preço. Uma da Le Creset chega a módicos R$ 88,00. Pela Amazon, bagatela de $25,00.

Para usar no fim de semana

Estou agora trabalhando com um cliente voltado para a produção de calçados. E, pesquisando, comecei a me interessar pelo assunto (meu DNA feminino nunca me fez ser apaixonada por sapatos. Meu pé sempre foi problemático o bastante para ter preguiça de comprá-los).

Pesquisa vai, pesquisa vem e tenho descoberto modelos incríveis - incrivelmente difícil de acreditar que alguém vai usar...


Todos conectados

Causa e efeito. Uma regra simples ensinada nas escolas que muitas vezes não é levada em consideração. Muitas vezes esquecemos que nossos atos não são isolados e que uma simples ação pode impactar todos ao redor.

Para mostrar como tudo e todos estamos relacionados, a Ogilvy & Mather Mexico criou este belo filme para a WWF.


WWF - We Are All Connected from Troublemakers.tv on Vimeo.


via @fredpublicidade

Foto em pauta nas Minas Gerais

Sempre gostei de fotografia. Pra mim, é um jeito especial de mostrar um recorte da realidade - assim como a escrita. Bem que tentei ser fotógrafa, mas as habilidades não foram suficientes. Por isso, me orgulho de ver um festival tão bacana sendo realizado em Minas. E este ano, ao ser transferido para Tiradentes, o Foto em Pauta ganha ainda mais magia.

A programação completa e a lista dos principais fotógrafos que vão fazer brilhar o evento - de 16 a 20 deste mês -  podem ser vistas aqui. E parabéns ao Eugênio Sávio, meu primeiro professor de fotografia, pela iniciativa.

Cara a Cara virtual

Uma das minhas frustrações na infância foi nunca ter tido o Cara a Cara, jogo da Estrela. Além de ser caro, onde eu morava nem tinha para vender. Eu me contentava a imaginar, pela propaganda divertida da TV, como seria brincar com ele. Cresci e já não vi mais sentido em adquirir o brinquedo.

Mas a Estrela resolveu facilitar minha vida e me deixar muito feliz. No Facebook, foi lançada a versão virtual, na qual os amigos da rede social são as cartelas do jogo. Tem ainda um recurso para imprimir as fotos dos amigos e colar no tabuleiro físico do jogo.

Com criação é da DM9 e desenvolvimento da Cricket Design, a Estrela - para mim - deu um passo certeiro na fidelização de seus clientes, apelando para o que temos de mais sagrado: as experiências e lembranças da infância.

O livro como cenário

Sempre gostei de imaginar cenários descritos em um livro e achei muito interessante o trabalho "The Ice Book" que inverte essa lógica - transforma o livro em um cenário onde se projeta uma história.


The Ice Book (HD) from Davy and Kristin McGuire on Vimeo.


Via @UploadFF 

Ingenuidade ou esperança?

Os "trabalhos" na Câmara e no Senado começam hoje e as matérias que estampam os sites de notícia não poderiam ser mais animadoras.

"Câmara que toma posse hoje tem 59 deputados processados por crimes" - G1

"Congresso terá 60 reeleitos envolvidos em escândalos nos últimos anos" - UOL

Nada como um novo legislativo, novas brigas por cargos e presidências de comissões, novas disputas no mundo político e os velhos problemas de sempre na vida real.

Sempre espero que um novo governo promova avanços no país. E, apesar destas notícias, também tenho a mesma expectativa deste.